quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O gato e a sua janela


O gato não é memória, é presença. O poema é memória do 3º ano de escola primária!

Quem se lembra de Afonso Lopes Vieira?


O GATO


O gato à sua janela,

ao sol, que brilha fulgindo,

vai dormindo,

vai pensando

e vai sonhando:

-«Ó minha linda casinha,

tu és minha, muito minha,

nem há outra melhor que ela...».

O gato à sua janela,

ao sol, que brilha fulgindo,

vai dormindo,

vai pensando

e vai sonhando:

-«Pelas noites de invernia,

quando o vento, num lamento

muito lento,muito longo,

muito fundo, de agonia,

ruge e muge,

e a chuva bate à janela,

nos vidros, fina, a tinir,

ai como é bom,

ai como é bom dormir

ao serão, todo enroscado

ao pé do lume doirado,

fazendo ron-ron, ron-ron...

Ó minha linda casinha,

tu és minha, muito minha,

nem há outra melhor que ela...».

O gato à sua janela,

ao sol, que brilha fulgindo,

vai dormindo,

vai pensando

e vai sonhando:

-«Não tenho inveja a ninguém:

nem aos pássaros do ar,

a voar;

nem aos cavalos saltando,

galopando;

nem aos peixinhos do mar,

a nadar.

Não tenho inveja a ninguém

aqui na minha janela,

onde me sinto tão bem!

Ó minha linda casinha,

tu és minha, muito minha,

nem há outra melhor que ela...».


Afonso Lopes Vieira



8 comentários:

  1. Este é o "Guizinho"! Gatinho mt meigo e taralhoco! Sempre em guerras, mas hj...
    LOL
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Bem-vinda, Rosa dos Ventos! Gosto de acompanhar o seu blogue e, até, de ler quem a comenta!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Recordo este poema quando regresso de férias (fora, cá dentro).

    O Lar de aconchegos, cómodos, confortos - à mão, afeitos a corpo e alma

    ResponderEliminar
  5. Recordo este poema quando regresso de férias (fora, cá dentro).

    O Lar de aconchegos, cómodos, confortos - à mão, afeitos a corpo e alma

    ResponderEliminar
  6. Parece impossível!
    Não conhecia!
    Só tenho a agradecer a uma amiga de longa data que me "da" coisas lindas.
    Mto obrigada!
    Bem-hajam!

    ResponderEliminar