segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Escola





E lá vão eles! Começam mais um ano de aprender coisas novas, companheirismo, alegria, cidadania...
Recordo uma "estória" que aconteceu comigo há muitos anos, no 1º dia de aulas. Mais de trinta alunos, os quatro anos de escolaridade do 1º ciclo, numa escola enorme mas muito velha,com buracos por todo o lado.
Decidíramos acabar com as famosas "pedras", anti-higiénicas e quebradiças e substituí-las por sebentas. Na agitação de novos colegas, de verem e mostrarem livros novos, a certa altura, veio ter comigo uma garota do 1º ano, com um "a" em tamanho XL numa folha da sebenta e pergunta-me, com o ar mais cândido deste mundo:
"-Você sabe ler?"
Sorri e disse:
"-Por enquanto ainda sei...porquê?"
Resposta dela:
"-Era para ver se este "a" está bem feitinho..."
Estava, sim senhor mas, se eu não soubesse ler, para que mo mostraria ela?
Nunca saberemos bem o que se passa na cabeça de uma criança. O que pensaria aquela miúda de grandes olhos castanhos, vivos, acerca do meu préstimo na escola, se não soubesse ler?
E são estas "cenas" e outras que nos agarram à profissão, que se nos cola para sempre!
Bom ano escolar para todos!


Imagem de uei2005.blogs

3 comentários:

  1. Já não se trata de saudades, mas tenho muitas recordações boas e estórias engraçadas(todas temos) que só vou esquecer quando for muito velhinha...do corpo ou do juizo!

    ResponderEliminar
  2. Pois, todas temos estórias e, para além disso são percursos de vida que duraram muitos anos e que permanecem vivos, principalmente para quem, como nós, tirou o curso por gosto e sp trabalhou com gosto.
    Abração

    ResponderEliminar