sexta-feira, 13 de junho de 2014

«...todos os dias são meus» Fernando Pessoa



Fernando Pessoa nasceu a 13 de Junho de 1888. Deixou uma sugestão aos vindouros, com o seu espírito e sentido de humor especiais: « Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples. Tem só duas datas- a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus.»
E como nasceu em dia de St. António, escreveu um poema fantástico do qual deixo apenas os primeiros e os últimos versos, por ser muito extenso:

SANTO ANTÓNIO

Nasci exactamente no teu dia —
Treze de Junho, quente de alegria,
Citadino, bucólico e humano,
Onde até esses cravos de papel
Que têm uma bandeira em pé quebrado
Sabem rir...
Santo dia profano
Cuja luz sabe a mel
Sobre o chão de bom vinho derramado!

.............................................................

Sê sempre assim, nosso pagão encanto,
Sê sempre assim!
Deixa lá Roma entregue à intriga e ao latim,
Esquece a doutrina e os sermões.
De mal, nem tu nem nós merecíamos tanto.
Foste Fernando de Bulhões,
Foste Frei António —
Isso sim.
Porque demónio
É que foram pregar contigo em santo?
 dia —



Sem comentários:

Enviar um comentário