sábado, 30 de junho de 2012

Canetas!



Esta foi a minha primeira caneta, aquela com que aprendi a escrever. Havia canetas de madeira, cilíndricas, com riscas às cores pintadas em espiral mas que ao fim de pouco tempo tinham a extremidade feita em franjas pelos dentes dos utilizadores. A mim coube-me esta em sorte e fiquei muito contente: era uma novidade, era de plástico, vermelha porque o meu pai era benfiquista e não pensaria em comprá-la de outra cor! Guardo-a como uma relíquia!
Nesse tempo, já íamos adiantados na escrita quando começávamos a usar caneta e tinta nos malfadados tinteiros como o da foto que, às vezes, se despejavam por nós abaixo, para grande arrelia das nossas mães!
Aprendi a escrever, a caligrafia não era nada de fazer inveja mas  garanto-vos que esta caneta nunca "deu" muitos erros. Mesmo assim, não conseguiu fazer de mim um Camões ou um Eça! Que pena tenho!

4 comentários:

  1. eu também escrevi com coisas dessas, mas não tenho nenhuma. :(
    Tenho 1 tinteiro que trouxe uma vez de uma escola onde estive.
    tenho também uma cópia que fiz com pena (pena de escrever) e tive "mau" porque deixei cair um enorme borrão!

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro de ter usado algumas vezes canetas dessas...
    Emperravam no papel e faziam uma explosão de pingos de tinta que tirávamos com lixívia! :-))
    Pouco depois recebi uma de tinta permanente, oferta do meu pai!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. ...e é verdade,a ponta da caneta depois de roída servia de pincel e depois tudo se transformava num quadro azulado:cara,bata, caderno e por vezes até as costas do parceiro da carteira da frente...
    ...caneta de tinta permanente só lá para a 4.ªclasse: necessitava de autorização prévia da professora para não ficar "arquivada" na sua gaveta da secretária...

    ResponderEliminar
  4. Também "treinei" com esta, sempre com o dedo médio da mão direita manchado de tinta, aparos bem rijos, as desgraçadas, mas lá tinha de ser....
    Mais tarde lá chegaram as de tinta permanente, essas sim, um luxo!
    :))

    ResponderEliminar