sexta-feira, 2 de março de 2012

Ler é bom!

João Alfacinha da Silva usava o pseudónimo de Alface nas suas escritas. Entre muitas estórias, que já li, escreveu um único romance, «Cá vai Lisboa». É uma estória muito engraçada sobre o bairro lisboeta de Alfama, as intrigas, as lutas pelo poder próprias de uma comunidade onde imperam rivalidades e pequenas (ou grandes!) invejas. Alface narra tudo com um humor «desmanchado», ácido, irreverente e mordaz, muitas vezes brejeiro. Sem ser bem o estilo de literatura que prefiro, diverti-me e às vezes espantei-me com a facilidade com que cria palavras novas, especialmente adjectivos, à margem de todas as regras.
Leio muitas vezes de lápis na mão para tomar notas na última página e lá fui agora buscar estas palavras ou expressões "raras", digo eu: cristalices, alfâmico, alfamado, cartaz amadorístico, Almeidica criatura, reunião almoçarística e a que achei mais engraçada mas que já vi noutro autor, pôr a escrítica em dia! Agora, que também já fiz o mesmo, digo que valeu a pena ler João Alfacinha da Silva que morreu muito novo, na sessão de apresentação deste seu livro. Parece que até nisso quis surpreender os seus leitores.
(imagem da net)

1 comentário:

  1. Quer isso dizer que também nós podemos criar termos próprios...se calhar, por vezes, até expressoes que nos caracterizam.
    ;)

    ResponderEliminar