domingo, 29 de dezembro de 2013

Desafios!




Recomeça….
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…
Miguel Torga


É um desafio de Torga à nossa capacidade de resistir e lutar!


sábado, 28 de dezembro de 2013

Porque hoje é Sábado!

Pode ser sempre Natal!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Memórias de Natal!



Num Natal longínquo, quando, felizmente, ainda não havia pai natal, este foi o presente do Menino Jesus! A minha primeira boneca que ficou sempre, apesar das outras, a boneca ! Foi a grande companheira de muitas brincadeiras e não sei se dos banhos se do muito chá que "bebeu" nos lanches com as amigas, ficou com a cor alterada. Usa um vestido, feito pela minha mãe, que eu acho uma obra de arte, especialmente pela paciência que exigiu (tem umas manguinhas de balão que são um desafio a quem quiser reproduzi-las)!
Ainda gosto muito de bonecas e conservo esta quase como uma preciosidade!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Papéis!


Tenho um papel igual a este que firmou o contrato que, profissionalmente, o Estado manteve comigo e que eu respeitei em tudo o que me foi exigido até à aposentação, quer em termos da idade da mesma quer em tempo de serviço.




Na altura devida, pedi a aposentação a que tinha direito e que me foi concedida sem reticências, como provam estes outros papéis que, ao mesmo tempo, estabelecem o valor que passaria a receber depois de o Estado ter feito todas as continhas que considerou necessárias, sem que eu pudesse  "meter o bedelho"! Não fui vista nem achada no cálculo do valor da pensão, não fui eu que exigi qualquer importância, cumpria-se o contrato e pronto!
E agora? Arbitrariamente, tiram- me o que lhes dá na gana ou na incompetência para governar de outra maneira, sem respeito por nada nem por ninguém! 
E eu recordo uma frase que usávamos em pequenos, quando algum negociozito de miúdos corria mal: «Quem dá e torna a tirar, ao inferno vai parar» .É o que vai acontecer a este (des)governo.  E isto, parecendo uma brincadeira, é mais sério do que parece!


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Infractores!



Lembram-se da anedota do sujeito que circulava em contramão na autoestrada? Sem perceber a asneira que fizera, telefona para a mulher: Querida, liga já aos bombeiros, estou a passar por dezenas de carros que vêm ao contrário!
Hoje, dia da malfadada prova para justificar a expulsão de professores da carreira docente, apetece-me comparar Nuno Crato a este cidadão distraído: ainda não percebeu que vai ao contrário! Se percebeu, é mais grave!

sábado, 14 de dezembro de 2013

Porque hoje é Sábado!

Quantos portugueses, obrigados pela vida a partir, não desejam o mesmo: para os braços da mãe, Mãe, ou da mãe, Pátria!

sábado, 7 de dezembro de 2013

Porque hoje é este Sábado!

Que o mundo aprenda a cumprir os sonhos de Mandela e deixe de fazer coisas que o amargurariam! VIVA MANDELA!