quarta-feira, 29 de junho de 2011

Passeios!



Lá estava o lago, com os seus repuxos, a amenizar os quase 40 graus de temperatura!


Então, este "turista" tratou de aproveitar aquele fresco que estava ali mesmo à mão, ou melhor, mesmo à... pata!



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Curiosidades II


Dizia o pescador:
- Tenho que ir saber que ordens tem o "velho * terra"(subentenda-se aqui um 'de' que a linguagem dos pescadores suprime). A nossa curiosidade de leigos no assunto perguntava logo quem era o "velho terra", e lá vinha a explicação: é um pescador, não necessariamente velho, que fica em terra, recebe as instruções do mestre da embarcação sobre o que a companha tem que fazer e transmite essas ordens, a todos os pescadores, antes de estes saírem para o mar. Tudo aquilo era novo para nós e gostávamos de ouvir.
Não sei se esta figura ainda existe mas há gente que a quer sempre presente, como prova a placa deste café, certamente orgulhoso por se chamar Velho Terra!



terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia da Cidade!

E houve festa e música na cidade!


É de pequenino que se ensina o menino!



Os mais velhos do coral infantil que, há tempos, estiveram na Roménia num festival...



... e o grupo romeno que agora nos visitou.



Romenos e portugueses cantam e dançam juntos porque a música é linguagem universal!



A Orquestra de Câmara Inter-Escolas(Ourearte e Canto Firme), no momento em que se preparava para executar um trecho de La Traviata, de Verdi, integrado num magnífico concerto!


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Curiosidades I


Não se assustem: os "ossinhos" que se comem nesta pastelaria, em Peniche, não são tíbias, perónios ou outros quaisquer ossos a sério. Às vezes parecemos mas não somos propriamente antropófagos! Estes são uns bolinhos, como se vê na 2ª imagem, pequeninos, de modesta aparência mas tão bons!... Numa qualquer visita àquela praia, é fácil verificar que isto é verdade. E com este tamanhinho, se comermos só um, nem dá para estragar a "linha"!





quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lendas com música!

Há muitos anos que não a ouvia, não sei a lenda mas acho esta música linda!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tudo vale a pena!...



Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma nao é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa, in Mensagem

domingo, 12 de junho de 2011

Noite de Santo António



É noite de Santo António e, quando eu era miúda, noite de fogueiras para saltar, de rosmaninho, alecrim, e alcachofras que se "queimavam" (havia aqui um truque) e se punham ao fresco da noite. Se na manhã seguinte tivessem reflorido, era sinal de que o namorado gostava de nós. Os rapazes também pediam a ajuda do Santo! Ora reparem:

Santo António, Santo António
Ó meu Santo milagreiro
Arranja uma moça bonita
Para um rapaz solteiro!

Todos, grandes e pequenos, desejavam a protecção de Santo António que certamente se não zangava com as brincadeiras inocentes nem com tantos pedidos!

Ó meu rico Santo António
Ao colo tens o Menino
Põe-me a mim no outro braço
Que ainda sou pequenino.


(imagem em incognitanodeserto)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

The Pirates of Penzance










Houve ópera em Ourém, um belíssimo espectáculo proporcionado por jovens alunos da Ourearte que nos mostraram de quanto amor à música, de quanta entrega, de quanta disciplina são capazes para levar à cena uma representação destas. Bem-hajam eles, que de piratas não têm nada e foram capazes de divertir e encantar uma assistência que encheu completamente o nosso Cine-Teatro.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vidas!...




Na minha rua moram pessoas. Na minha rua moram também animais, em casa das pessoas.Há um pássaro, que não sei identificar, que se ouve piar numa varanda e arrepia porque parece pedir socorro. Mais abaixo, especialmente nos dias de calor,um cão uiva angustiado, um outro ladra desanimado porque ninguém lhe acode. Este, da imagem, vive na rua e resolveu guardar o carro de uma família que lhe dá comida, de dia ou de noite, com bom tempo ou com chuva. É meiguinho e dá-se bem com todos os "vizinhos"! Uma gata siamesa passeia-se, equilibrista, na guarda estreitinha da sua varanda e olha-nos lá de cima com ar de desdém mas acho que gostaria de descer daquele 3º andar e vir conhecer os amigos vadios que se divertem cá em baixo!
Continuam interligadas as vidas de pessoas e bichos!

domingo, 5 de junho de 2011

Noite eleitoral!

Fado à desgarrada! Sem mais comentários!...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Decência!





Eis como Ferreira Fernandes nos acusa, com razão, de falta de decência. Nesta qualificação, cabem especialmente os media deste país que parece privilegiarem tudo quanto é reles, em detrimento do que pode transmitir valores, independentemente da dita proximidade. Afinal não é o mundo uma "aldeia" global? Seremos, cada um de nós,capazes de contar quantas vezes passaram na TV vídeos demonstrativos de estupidez inqualificável? É tempo de os meios de comunicação se empenharem em construir, em vez de intoxicarem a opinião pública com coisas que não merecem tempo de antena.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia da Espiga

Não achei esta canção na voz da sua intérprete inicial, Lina Demoel, mas aqui a deixo cantada com toda a alegria de que estes jovens são capazes!



quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA!




Miniatura

Pois eu gosto de crianças!

Já fui criança, também…

Não me lembro de o ter sido;

Mas só ver reproduzido

O que fui, sabe-me bem.


É como se de repente

A minha imagem mudasse

No cristal duma nascente,

E tudo o que sou voltasse

À pureza da semente.



Miguel Torga



(imagem da net)