terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ciclones!


15 de Fevereiro de 1941! Foi há 70 anos o ciclone que assolou praticamente todo o país e se fez sentir também em Ourém. Ainda não era nascida mas tenho memória do que me foram contando ao longo dos anos: foi uma tempestade muito severa que derrubou milhares de árvores, destruiu casas, em suma, provocou grandes estragos com os consequentes prejuízos! Lembro-me de ouvir falar de episódios inesperados (até engraçados porque não foram graves), como o de um homem que "voou" uns bons 50 metros agarrado ao seu guarda-chuva, qual para-quedas!
Já lá vão sete décadas e, apesar dos tornados ou mini-tornados muito localizados e breves, parece que fenómenos como este não são frequentes no nosso país!
Por mim, podem passar outros setenta anos!
(imagem em gaianet)

1 comentário:

  1. Os meus pais, em princípio de vida de casados, moravam no Porto.
    A minha mãe contava que foi terrível esse ciclone!

    ResponderEliminar