quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Memórias... em 23 de Fevereiro!

De Zeca Afonso é difícil escolher, mas este é um bom convite!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Agora...

... que o sol já se foi e o Domingo também, boa semana para todos!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sempre a tempo!

O Dia dos Namorados é como o outro (dia): é quando a gente quiser! Não acham bem?
Então apreciem a leveza e a elegância deste tango e digam lá que eu não tenho razão!
Bom fim de semana!


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

E que tal...

... uma musiquinha calma para esquecer o vento doido que assobia lá fora e as bátegas de água que caem do céu?!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ciclones!


15 de Fevereiro de 1941! Foi há 70 anos o ciclone que assolou praticamente todo o país e se fez sentir também em Ourém. Ainda não era nascida mas tenho memória do que me foram contando ao longo dos anos: foi uma tempestade muito severa que derrubou milhares de árvores, destruiu casas, em suma, provocou grandes estragos com os consequentes prejuízos! Lembro-me de ouvir falar de episódios inesperados (até engraçados porque não foram graves), como o de um homem que "voou" uns bons 50 metros agarrado ao seu guarda-chuva, qual para-quedas!
Já lá vão sete décadas e, apesar dos tornados ou mini-tornados muito localizados e breves, parece que fenómenos como este não são frequentes no nosso país!
Por mim, podem passar outros setenta anos!
(imagem em gaianet)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Unidade


Termina hoje a 1ª Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa, a realizar em cada ano na primeira semana de Fevereiro, por resolução unânime da Assembleia das Nações Unidas. Esta crónica de Anselmo Borges, no DN de Sábado passado, dá uma lição belíssima sobre as vantagens do diálogo inter-religioso, atribui um papel especial aos ateus, nesta matéria, e apela à «eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação com base na religião ou na crença». Mesmo que pretendam lê-la na íntegra, não resisto a transcrever o que me parece fundamental. Há coisas de que este mundo precisa "como de pão para a boca"!
«Penso que o diálogo inter-religioso tem, como aqui tenho sublinhado, vários pressupostos. O primeiro diz que, antes de sermos religiosos ou não, somos seres humanos: une--nos a humanidade comum. Outro pressuposto essencial tem a ver com a separação da(s) Igreja(s) e do Estado e o fim da leitura literal dos textos sagrados das religiões.
Os pilares desse diálogo poderiam sintetizar-se assim: 1. Embora não sejam igualmente verdadeiras, todas as religiões são reveladas e contêm verdade. 2. Nenhuma tem a verdade toda, pois todas estão referidas ao Absoluto, mas nenhuma o possui. 3. O fundamentalismo é uma questão de ignorância ou estupidez. De facto, quem é o ser humano, finito, para ter a pretensão de possuir o fundamento? 4. O diálogo inter-religioso impõe-se pela própria dinâmica religiosa: se nenhuma religião possui a verdade toda, devem todas dialogar e exercer a autocrítica. 5. Os ateus que sabem o que isso quer dizer podem dar um contributo fundamental, já que mais facilmente se apercebem da superstição e inumanidade que as religiões podem transportar.
Tomamos cada vez mais consciência do que Hans Küng há anos vem repetindo: "Não haverá paz entre as nações sem paz entre as religiões. Não haverá paz entre as religiões sem diálogo entre as religiões. Não haverá diálogo entre as religiões sem critérios éticos globais. Não haverá sobrevivência do nosso planeta sem um ethos global, um ethos mundial."»
(imagem em gamesps2.netai.net)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Música...

...para ouvir ao serão ou até mais tarde! Bom fim de semana para todos!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Rir faz bem!...


As rádios portuguesas fizeram hoje um convite especial aos portugueses: que sorrissem uns para os outros, mesmo sem se conhecerem. Parece que não deu os mesmos resultados que no Brasil mas terá sido um "ensaio", para a próxima vai ser melhor! É que estamos em crise, se calhar, até de sorrrisos mas este amigo cantor dá-nos um grande conselho: Don't worry, be happy !




(imagem em cidadedosanjos11)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Recordações!

Há 25 anos eu já era "grande," mas gostava do Vitinho! Grandes e pequenos cantavam esta canção de embalar que o Google celebra hoje! E, se eu não tiver sono, vou ouvi-la até adormecer.
Está mesmo na hora da caminha! Boa noite!