sábado, 7 de novembro de 2009

"Português"?

Redaxão

O Pipol e a Escola

Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latráos seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros e peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de tráosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um ângulo é paleolítico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é um livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter4 cantos comos outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cós abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a
Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rápido e só o 'garra de lin-chao' éq conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camões até á idade média e por aí fora, quês ver???
O pipol tem é q aprender cenas q interessam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a fazer lã pereias e ovos móis e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar

É fim de semana e, por isso, resolvi deixar aqui "isto" que me veio parar às mãos identificado como «texto verídico retirado de uma prova livre de Língua Portuguesa, realizada por um aluno do 9º ano, numa Escola Secundária». Interrogar-se-ão se publiquei o "texto" para estragar o fim de semana a quem leia e se preocupe com estas questões. Nada disso! É que é preciso algum tempo para ler, interpretar o que está escrito e, já agora, dizerem qual das duas hipóteses que coloquei será a verdadeira:
1ª-Este aluno nunca deveria estar no 9º ano.
2ª-Como a prova era livre, o aluno resolveu brincar com a linguagem usada pelos jovens nas SMS's. É que, se por um lado o português é péssimo, por outro, há palavras difíceis (como as sublinhadas) que estão correctas. Será que a mistura e troca de conceitos com as matérias em que se aprendem é propositada?
Eu preferia que prevalecesse esta última, mas vá lá saber-se!...

1 comentário:

  1. Vamos sempre aprendendo umas novas terminoligias, não? Os "abanos em on" dão para mt coisa e já as cuscas os usam há mt, só que nao sabiam(os) que eram assim chamados.
    Bj

    ResponderEliminar