sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Aljubarrota


Foi há 624 anos!
A Batalha de Aljubarrota deu-se ao final da tarde de 14 de Agosto de 1385, entre tropas portuguesas e castelhanas, nas imediações da vila que lhe daria o nome.
O resultado foi a derrota dos castelhanos, o fim da crise de 1383-1385 e a consolidação de D. João I como rei de Portugal.
Foram-se criando, à volta deste acontecimento, lendas(?) como a da padeira de Aljubarrota, a dos cantarinhos de água na capela de S. Jorge e, provavelmente, outras.
D. Nuno Álvares Pereira, então Condestável do Reino, não é lenda e foi o grande estratega militar desta vitória, a garantia da continuação da nossa independência em relação a Castela.
Não deixemos morrer a História pelo esquecimento!

2 comentários:

  1. Composição
    Eu nao gosto nada de batalhas e guerras, mas gosto da lenda desta padeira. Acho que se ela fez tudo o que os grandes dizem, foi uma mulher muito valente e eu gostava de ser como ela e dar umas pazadas nalgumas pessoas para endireitar algumas coisas que me chateiam e muito!
    E prontos acabei a minha composiçao.
    Faltam alguns acentos e a sorte é eu tar muita bem dsposta se nao inda faltavam mais coisas!
    FIM

    ResponderEliminar
  2. Eu também não gosto de nenhuma espécie de violência mas esta, já que aconteceu e resolveu alguns problemas da época...
    Agora, às pazadas da maria mar eu batia palmas!
    Ah! 18 valores para a composição!

    Bj.

    ResponderEliminar