domingo, 30 de agosto de 2009

Calor com violinos

Verão, gosto deste, tirado de "Four seasons" de Vivaldi, da explosão de frutos e de flores num calor feito de cor e de paz, onde até abelhas e pássaros se ouvem na voz dos violinos.
"Summer" ajuda a esquecer o calor imenso deste quase final de verão.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

New look?


No ponto 2 do artigo de hoje no D.N., o new look e a vacuidade de Manuela Ferreira Leite abordados com a lucidez habitual de Mário Soares e com uma ironia tão delicada ( ou tão disfarçada ) que mal se nota. Mas, lá que diz coisas sérias, diz!...

domingo, 23 de agosto de 2009

O Timpanas

Alegria e boa disposição fazem-nos bem, ajudam a esquecer tantas coisas más!
Raul Solnado continua a merecer aplausos!


sábado, 22 de agosto de 2009

Bom senso


Numa comunidade de idosos, na celebração da Eucaristia, o celebrante ensina, pacientemente, os velhinhos a comungarem na mão e eles lá se vão adaptando, deixando para trás a tradição da comunhão directamente na boca. Pareceu-me muito bem, numa época em que, não só a gripeA ameaça, mas também as hepatites, a tuberculose, etc. etc. A prática ancestral deveria ter sido abandonada há muito, mas é agora, também, uma boa altura para isso.

Ao contrário, em Fátima, ainda nesta última peregrinação, continuou-se com o costume antigo da comunhão na boca quando, duma assentada, se poderiam ensinar milhares de pessoas a cuidarem melhor da sua saúde, sem que isso beliscasse a sua fé. "Não cabe à Igreja fazer prevenção de doenças"-dir-me-ão. Mas a Igreja intitula-se e deve ser também educadora, ou não? Fazendo catequese, alteraria o rito sem dificuldades porque as pessoas não são parvas e perceberiam o que está em jogo.

Hoje fiquei contente porque este senhor explica tudo isto muito melhor e acho que vale a pena ler.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sinais (dos tempos?)


Foi a minha escola durante a instrução primária. Na altura, só tinha em frente uma casa de 1º andar onde vivia um homem que não tinha carro, apesar de ser médico.
Agora, a rua não parece a mesma e a minha escola tem como vizinhos da frente prédios, com apartamentos com muitas pessoas dentro, que devem ter apanhado um susto ontem,ao verem sinais de parques de estacionamento pagos e o respectivo "mealheiro" instalados nos passeios, em toda a zona.
Não sei o que, entretanto, se passou mas acho que os sinais e a máquina daquela rua se envergonharam de estarem ali à caça de moedas, porque hoje os vi com a "cara" coberta de preto. Se calhar,"os mandões" tiveram pena daqueles moradores que teriam de pôr os respectivos carros em "cascos de rolha" ou nas escadas dos prédios, durante o dia, ou, em tempo de "caça" ao voto deixaram(?) cair estas ideias cruéis, não vá o poleiro fugir-lhes.
Até a minha escola vai esperar para ver se o dito "mealheiro" teve morte à nascença ou se ressuscitará após o tempo de "caça"!...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fuga?

Fugi uns dias, mas estou de volta!
É só um trocadilho (que o autor me desculpe), com o título da mais famosa composição para órgão, de Sebastian Bach. Boa para ouvir de olhos fechados, esta Toccata and Fugue in D minor.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Aljubarrota


Foi há 624 anos!
A Batalha de Aljubarrota deu-se ao final da tarde de 14 de Agosto de 1385, entre tropas portuguesas e castelhanas, nas imediações da vila que lhe daria o nome.
O resultado foi a derrota dos castelhanos, o fim da crise de 1383-1385 e a consolidação de D. João I como rei de Portugal.
Foram-se criando, à volta deste acontecimento, lendas(?) como a da padeira de Aljubarrota, a dos cantarinhos de água na capela de S. Jorge e, provavelmente, outras.
D. Nuno Álvares Pereira, então Condestável do Reino, não é lenda e foi o grande estratega militar desta vitória, a garantia da continuação da nossa independência em relação a Castela.
Não deixemos morrer a História pelo esquecimento!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Verão



Calor! Calor!
E preguiça para exercícios de escrita!
Amanhã, vou, de novo, refrescar-me como estes amigos aqui ao lado, mas numa «chávena» um bocadinho maior!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aniversário


A 12 de Agosto nasceu Miguel Torga, numa terra de penedias agrestes de que tanto fala na sua obra.
Extraordinário escritor, além de médico, gostava de se definir como Poeta. A sua poesia e a sua prosa parecem ter saído das fragas que o viram nascer, tão naturalmente como as flores selvagens da serra.
Esta é a definição de si mesmo:


RETRATO
O meu perfil é duro como o perfil do mundo.
Quem adivinha nele a graça da poesia?
Pedra talhada a pico e sofrimento,
É um muro hostil à volta do pomar.
Lá dentro há frutos,há frescura, há quanto
Faz um poema doce e desejado;
Mas quem passa na rua
Nem sequer sonha que do outro lado
A paisagem da vida continua.

Miguel Torga

sábado, 8 de agosto de 2009

Partida

Partiu Raul Solnado, a quem ficamos a dever tantos e tão bons momentos de humor, boa disposição, gargalhadas...
Obrigada, Raul! Vamos recordá-lo sempre e tentar cumprir a sua recomendação:
-«Façam favor de ser felizes!»

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Azares!


Os «amigos do alheio» andam com azar. De vez em quando, saem-lhes furadas as tentativas de viverem melhor à custa dos que trabalham, juntam migalhas como as formiguinhas, são honestos e dão bons exemplos, com que os primeiros não aprendem nada.

Hoje, no Cacém, provou-se que a justiça na hora é eficaz porque mais rápida. Bem haja o Sr. Agente que correu, correu até deitar a mão ao larápio que, assim, foi apanhado em flagrante com 30 000 eurinhos no saco!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Jardins



Isaltino Morais afirma que se recandidata, apesar de ter sido julgado e condenado(ah! falta o trânsito em julgado!). Ainda assim, julga merecer um cargo público com a desculpa de que «fez obra». Era o que faltava, que não fizesse! É para isso que todos são eleitos, ou não? E os eleitores de Oeiras vão votar nele, ou são eles que têm de ser honestos consigo mesmos e perceberem as diferenças?

Também no PSD se instalou a confusão: os seus eleitores estão confusos, muitos candidatos também, todas as pessoas sérias estão baralhadas. Manuela F. L. assume decisões polémicas sobre as listas de candidatos e impõe arguidos.

E assim vai o «jardim do kaos», neste Jardim à beira-mar plantado!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Afinal, mensagem de Paz!

Gosto de crianças, gosto de música, gosto da alegria que vem da combinação destes dois elementos.
Acho linda esta mensagem de Roberto Carlos! Apesar de velhinha, continua actual!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Namoros

Estes são namoros complicados, com os quais Ferreira Fernandes brinca, muito a sério, no estilo especial a que já nos habituou.
Eu, que não gosto de situações dúbias, do «foi assim, não foi assim», do diz que disse, ou vice-versa, prefiro este Namoro que F.F. parafraseou tão bem e onde tudo é claro: não é não, e sim é sim, na altura certa.
Mas, afinal, ela já disse que sim!

domingo, 2 de agosto de 2009

BALADA de OUTONO

Faria hoje 80 anos!
Estava doente e esta Balada de Outono foi como que uma despedida!
«...Que eu não volto a cantar!»
Enganou-se, aqui, Zé Afonso! Continuará a cantar, enquanto não deixarmos de o ouvir!
E nunca vamos desistir!