domingo, 31 de outubro de 2010

This is Halloween!


Não tenho medo de bruxas porque não acredito nelas,nem digo como os amigos espanhóis: «pero que las hay, las hay». Numa tradição que não é nossa celebra-se nesta, a noite de todos os sustos, também por cá, porque as tradições já não se confinam aos locais de origem mas vão-se dando a conhecer, um pouco por todo o lado, o que não me parece nada mal, mesmo que não participe nelas.
E já agora,não acham que dava jeito uma bruxinha boa para melhorar a "cidade halloween" (e outras) de que fala a música que aqui deixo?


(imagem em canoinhas.net)

sábado, 30 de outubro de 2010

Onde vai este Calimero português?



Eu sei! Vai à procura dos 500 milhões que agora faltam por causa do malfadado acordo(envergonhado, assinado quase às escondidas) que, afinal, não o é tanto quanto isso! Hoje, o fumo não foi negro nem branco, foi cinzento!


(imagem em berbequim.wordpress)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"BIRRAS"


Hoje o fumo foi negro! Birra económico-financeira? Não! Para mim, são só birras políticas! E nós? Parece que não contamos, em toda esta palhaçada.
«Anda tudo a fazer pouco...da gente!» continua actual e pode ser que a boa (amarga) disposição destes nos faça sorrir!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fado!

Estes são outros regionalismos que não os do "post" anterior! Já conhecia alguns, mas aprendi uns tantos! Além disso, gosto de guitarras e de fado. Corrido, vadio...Fado!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lonjuras!


Numa bela passeata por Trás-os-Montes deparei-me muitas vezes com estas construções espalhadas pelos campos. Achei-as estranhas, assim, em forma de ferradura, sem portas nem janelas, às vezes junto de habitações, outras vezes perdidas, aninhadas em covas da serra de Montesinho e não fazia ideia do que seriam e para que as utilizariam, até que uma amiga que nos serviu de cicerone me esclareceu! Sabem o que são? Pombais! Se calhar só me admiro eu, com a minha "santa ignorância" de muitos destes regionalismos. Ao menos este fiquei agora a conhecê-lo!
O nordeste transmontano é lindíssimo, com serras a perder de vista, com vales donde parecem "nascer" as nuvens, que se vêem muitas vezes abaixo de nós! Foram quatro dias a encher os olhos e o espírito de lonjuras verdes e de calma!
(imagem em mdb.pt)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lugares desconhecidos!

O ritmo, apesar de "velhinho", é que me ajudou a gostar...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Vida!


São 33 os mineiros, 33 os dias que durou a perfuração do acesso a eles, 33 os caracteres (incluindo os espaços) no bilhete enviado lá dos "fundos", 33 a idade de Cristo (a maioria dos chilenos são católicos). E o resgate começou no dia 13-10-10, outro 33, como disse o Presidente do Chile! «É um número que significa a glória que estamos vivendo aqui», disse o irmão do mineiro Dario Rojo. Superstição? Talvez, mas precisavam de acreditar no milagre para resistirem e, naquela situação, tudo o que desse esperança era bom!
Só assisti em directo ao resgate do 5º homem e a odisseia ainda continua no momento em que escrevo mas acredito que vai terminar bem. A vontade, a solidariedade e a técnica deram as mãos e provaram que, afinal, o Mundo está melhor!


(imagem de abola.pt)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Raiz!


Hoje aconteceu História no meu País! A República Portuguesa faz cem anos! Com muitos sacrifícios, ela mantem-se e vai caminhando, esperamos que para dias melhores. Em Ourém ergueu-se um memorial destes cem anos, no meio de uma festa bonita, onde não faltaram trajes da época, numa encenação que nos transportou a 1910.
Sou republicana e hoje foi festa para mim! Se a história faz as pessoas, as pessoas fazem a História!


(na imagem, de musgoverde, a "rosa albardeira" que, estilizada, encima o memorial)

domingo, 3 de outubro de 2010

Chuva!!!

Até pode ser uma canção de embalar, esta música calma para um entardecer chuvoso de Domingo!

sábado, 2 de outubro de 2010

Afinal!...


Sem comentários, porque estas "comadres" já disseram muito!

(imagem em cravo&ferradura
de José Bandeira)